.avif)
.avif)

Isso aqui é um pouquinho de Brasil… um apartamento de 400 m² no Greenwich Village, em Nova York. Os moradores: um casal formado por uma brasileira e um americano com uma filha. Para fazer um projeto com a cara da família, convidaram o arquiteto Mauricio Nóbrega, que assina também a arquitetura e decoração da morada carioca do trio. Mauricio criou um projeto elegante, que privilegia os designers e artesãos brasileiros, com toques de cor e cheio de truques e recursos.
O hall de entrada divide a parte íntima da casa da parte social. Amplo, o espaço abriga uma cômoda do acervo da família e duas banquetas assinadas pela designer Maria Cândida Machado.




“O primeiro passo foi abrir grandes vãos entre os ambientes para integrá-los, mas com portas de correr para que cada um pudesse ter privacidade num canto, porque é uma cidade onde se fica muito dentro de casa”, diz Nóbrega.
Todas as peças têm tonalidades claras e as cores vivas aparecem nas almofadas e obras de arte, como as lanças da artista visual Ruby Silvious, outra brasileira que vive na Big Apple, e a pintura “Agonia”, da artista Grimanesa Amorós, peruana radicada em NY. Com o clima descontraído, ao lado do living, fica o “den” – ou family room –, um espaço onde a família se reúne para assistir TV. As almofadas "Livingstones", que imitam pedras, da Smarin Shop, dão um toque bem humorado complementado pelas poltronas amarelas Ligne Rosset, as cadeiras da mesa de pequenas refeições e a luminária pendente Weplight, da Dimlux.


Integrada ao den, fica a sala de jantar do apartamento que foi ampliada na reforma, usando uma parte da área da cozinha, que antes contava com um depósito. A mesa e as cadeiras são do acervo da família.
